sábado, 26 de novembro de 2011

Morrendo de fome perto do Polo Sul


Em 1908, o explorador irlandês Ernest Shackleton liderou uma expedição à Antártica, em direção ao Polo Sul. Aqueles homens chegaram mais perto do que qualquer outro fora capaz antes, mas quando faltavam pouco mais de 150 quilômetros para alcançar o local, tiveram que voltar.  O grupo se arrastara por mais de 300 quilômetros sobre massas de gelo, carregando um bote salva-vidas que pesava aproximadamente uma tonelada. 

Em seu diário, Shackleton falou sobre o momento a partir do qual os suprimentos de comida acabaram, a não ser por uma última porção de biscoitos - um para cada homem. 

Alguns pegaram um pouco de neve, derreteram e fizeram chá para comer com o biscoito que lhes cabia. Outros guardaram seus biscoitos na mochila para comer depois, talvez em um momento final de grande desespero por causa da fome.

Por fim, aqueles homens esgotados e exaustos entraram em seus sacos de dormir para descansar um pouco. Shackleton estava quase adormecendo quando viu, pelo canto de um olho, que um de seus homens mais confiáveis estava sentado, vasculhando em volta para ver se alguém o observava.

O coração de Shackleton ficou apertado quando aquele homem abriu a mochila do companheiro que estava ao seu lado. No entanto, ao invés de tirar o alimento do colega, ele pegou o próprio biscoito e colocou dentro da mochila do amigo. 

                                                         Trecho do livro "Heroes" de Harold J.Sala. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário