segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Guerreiro de Alagoas


                                              

Hoje, 22 de agosto é marcado pela comemoração do Dia Mundial do Folclore. O principal intuito da data é assegurar a continuidade das mais diversas manifestações populares.

Particularmente esta data tem um gosto especial para mim, pois nasci e cresci em um Estado rico em manifestações folclóricas. O Guerreiro, uma das principais de Alagoas fez parte da minha infância e ficou marcada para sempre na minha memória. Aliás, me marcou tanto que meu Trabalho de Conclusão de Curso foi justamente os “Guerreiros” o tema de estudo do grupo composto pelos jornalistas Daniela Silveira, Larissa Monteiro, Marcelo Bolzan e Mariana Ricciardi, aos quais agradeço eternamente por adotar o tema como projeto de conclusão de curso. Em homenagem a este dia tão significativo, apresento a vocês o Guerreiro Alagoano.

 


O folguedo

   O "Auto de Guerreiros" é uma manifestação folclórica que mistura teatro, dança e música. Arte e religiosidade são palavras que definem o auto genuninamente alagoano que surgiu da mistura de outros folguedos conhecidos pelo Brasil afora como o Reisado e os Caboclinhos.  

 
A arte está em toda parte, desde a confecção artesanal dos chapéus em formas de catedrais, nas roupas cobertas de fitas coloridas e na própria apresentação dos episódios que são cantados muitas vezes de improviso. Já a religiosidade é marcada pelo real motivo da existência do folguedo, que é a louvação ou homenagem ao nascimento do menino Jesus e aos três Reis Magos.




 
Para prestar essa homenagem o auto utiliza atualmente cerca de 27 personagens entre eles, a Rainha, o índio Peri, a Lira, o Cão, o Boi, o e o Zabelê além do Mestre que com seu apito e sua espada na mão é quem comanda o grupo durante toda a apresentação que, é um elo entre o povo e suas crenças.






Ritmo

A musicalidade forte e ritmada é marca registrada do Guerreiro assim como a sua indumentária carregada de brilho, espelhos, miçangas e uma infinidade de cores que impressionam. "Quem assiste a uma apresentação de Guerreiro pela primeira vez se encanta com a beleza do canto, das danças, das cores e com a empolgação dos integrantes dos grupos que se divertem ao subir no palco" diz Ana Luzia, estudante da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

  
Dança


A coreografia variada, com diversos passos, é outra peculiaridade do Guerreiro. O chamado "trupé" é o passo mais conhecido e mais comentado, pois além de empolgar os espectadores, já fez muito palanque cair por causa da força com que os integrantes batem o pé no chão. “O turista vem da França, dos Estados Unidos, se empolga e até sobe no palco para dançar junto com os Guerreiros" afirma a Presidente da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (ASFOPAL), Josefina Novaes.


 
No final da festa a sensação é de ter visto o maior espetáculo da terra, que é passado de geração para geração e é a cara do povo alagoano, mais que isso é a cara do povo brasileiro.

 

Registros de Manifestação Folclórica no Flickr

 

Documentário – Guerreiros são Guerreiros



 




13 comentários:

  1. Bom dia Jay, meu nome é ORLANDO E JÁ FUI MESTRE DE GUERREIRO EM ARACAJU, FUI DISCÍPULO DE MESTRE EUCLIDES, MESTRE DO GUERREIRO TREME TERRA. ESTOU REALIZANDO PESQUISA SOBRE O ASSUNTO PARA FORMAR UM GRUPO DE GUERREIRO AQUI EM ARACAJU, GOSTARIA DE UMA FORÇA. GRATO POR TODA ATENÇÃO DEDICADA.
    PARABÉNS PELO SEU BLOG QUE VOU SEGUIR APARTI DE AGORA, ABRAÇO DO AMIGO ORLANDO DA BANDA PELO MENOS.
    orlandooso@oi.com.br
    Blog da banda pelo menos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Orlando!

    Seja sempre bem-vindo ao nosso blog!

    O que estiver ao meu alcance para lhe ajudar assim o farei. Estive durante alguns meses com mestres de guerreiros no Estado de Alagoas para as gravações e vi de perto o quão batalhadores são para manter a cultura viva. Irei lhe enviar um e-mail em breve para conversarmos.

    Grande abraço.

    Jayson Vieira

    ResponderExcluir
  3. Olá Jayson, estou a procura de uma música de guerreiros pra fazer um trabalho em BH mas não encontro por nada na internet... Será que vc teria alguma pra me enviar? No youtube só encontro pedaços ou músicas em manifestações ao vivo, aí sempre tem algum ruído e etc. Sou integrante de um grupo de cultura popular e estamos querendo colocar esse folguedo que é tão rico em nosso próximo espetáculo.
    Abraços e aguardo um contato (fernandoprovete@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernando!
    Prazem ter você por aqui, muito obrigado pela visita e pelo contato.
    Realmente é bem difícil conseguir algo com qualidade pela internet pois a maioria são registros ao vivo das próprias apresentações.
    Tenho algumas coisas das antigas que eram gravadas em vinil e foram digitalizadas. Não é uma peça inteira mas sim uma música. Vou reunir o que puder aqui e te envio por e-mail nos próximos dias; Depois me conte mais sobre seu projeto.

    Grande Abraço

    Jayson Vieira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PODERIA ME ENVIAR TAMBÉM? GOSTARIA DE PREPARAR COM MEUS ALUNOS UMA APRESENTAÇÃO DE GUERREIRO, ENTRETANTO NÃO ENCONTRO NENHUMA MÚSICA NA INTERNET... POR FAVOR, SE TIVER ALGUMA ME ENVIA... DESDE JÁ OBRIGADA!
      kelly.lotus_@hotmail.com aladimmaceio@hotmail.com

      Excluir
    2. Olá Kelly!
      Obrigado pelo comentário.
      Vou entrar em contato por e-mail.

      Aproveito para pedir seu voto para o TOPBLOG2012. Estamos concorrendo ao prêmio e seu voto e divulgação será muito importante para nós.

      http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=34142363

      Obrigado.

      Excluir
  5. ola vou apresentar um trabalho na faculdade mas não tenho uma musica limpa,como encontro a musica que tem um pedaço que fala "boa noite senhor eu cheguei de longe avistei esta terra tão boa" brigadim deste já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!
      Pena não ter deixado seu contato.
      É difícil achar uma música limpa pois música desse tipo é gravada nas apresentações e não em estúdio.

      Encontrei uma com pouco ruido e creio que possa usar. Acesse o video no youtube http://www.youtube.com/watch?v=Y2n5Frt9XHo

      Se puder siga o blog e vote no TOP BLOG 2012 para continuarmos a difundir a cultura e literatura por essas bandas.

      Muito obrigado.

      Abraço

      Excluir
  6. Olá!

    Farei um trabalho de faculdade sobre o Guerreiro, mas não consigo encontrar nenhuma referência sobre hierarquia e comportamento dos personagens, e gostaria de uma ajuda:

    Qual é a função de cada um deles e a ordem hierarquica?
    (Rei, Rainha, Mestre, Contra-mestre, Embaixadores, Indio, General, Mateus, Sereia, Estrela de ouro, estrela brilhante, estrela republicana, banda da lua etc).

    Sei que o contra-mestre assume o papel do mestre na sua ausência (não é?), mas não consigo achar em nenhum canto a resposta para os outros. Se possível, gostaria de uma ajuda.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Olá Arthur!

    Posso te ajudar sim. Tenho algum material referente as suas dúvidas.

    Enviarei via e-mail (e-mail que está cadastrado no seu perfil).

    Peço ainda que vote no blog para TOPBLOG 2012 (banner no topo do blog) e ajude-me a divulgar a cultura popular e a literatura!

    Obrigado.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Jayson. Ótimo material. Mas meu professor perguntou sobre a fonte bibliográfica (para colocá-la ao final do trabalho). Sabes dizer qual a fonte?

      Excluir
    2. Claro!Enviei para o seu e-mail.

      Abraço

      Excluir
  8. Boa noite Jayson,
    Estou realizando um trabalho sobre o guerreiro alagoano, e como algumas pessoas a cima, não encontro gravações com bom áudio na internet.
    Vi que você possui algumas musicas, gostaria de saber se é possível compartilha-las.
    Email: paulalouise93@gmail.com
    Desde já agradeço a atenção.
    Abraço.

    ResponderExcluir