quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Uma promessa de paz


Hoje enquanto tomava meu café da manhã, assisti a notícia dos ataques a ônibus de turistas ao sul de Israel. A princípio pensei que fosse mais um incidente (como a imprensa internacional costuma classificar), assim como tantos outros ocorridos no Oriente Médio.  Algumas horas se passaram e ao me inteirar do noticiário novamente, me deparo com outra notícia entristecedora: ISRAEL LANÇA BOMBARDEIO AÉREO NA FAIXA DE GAZA.  Todo esse cenário me fez recordar de um documentário que vi ainda no início da faculdade de jornalismo: “Promessas de um Novo Mundo”, dos diretores americanos B.Z. Goldberg e Justine Shapiro (ambos de origem judaica).

Na época em que assisti ao filme, em meados de 2004, pude entender um pouco mais sobre a origem dessa eterna guerra travada entre israelenses e palestinos. Desde então aquela história não me sai da memória e, volta e meia me pego refletindo a respeito desse cenário triste e devastador. 




O documentário aborda a guerra sob os olhares da então futura geração e emociona ao retratar a história de sete crianças israelenses e palestinas em Jerusalém que, apesar de morarem no mesmo lugar vivem em mundos completamente distintos, separados por diferenças religiosas. Com idades entre 8 e 13 anos, raramente elas falam por si mesmas e estão isoladas pelo medo. Suas histórias oferecem uma nova e emocionante perspectiva sobre o conflito no Oriente Médio.




Para a realização do filme, os diretores passaram três anos à procura de depoimentos de crianças palestinas e israelenses, mas na intenção de desarmar a raiva existente entre eles e não alimentar ainda mais o ódio. No lugar do discurso de ódio o filme busca, ainda de forma utópica, semear o diálogo pacífico e promover o encontro entre elas. 

“Promessas de um Novo Mundo” nos toca profundamente e nos faz refletir sobre a vida, a história, o passado e o mais importante, o futuro dessa paz tão prometida mas que nunca chega.





2 comentários:

  1. Esse Filme é lindo!!!! Muito profundo nos cenários as imagens sons e cenas, quando assistir esse filme me sensibilizei tanto foi tão forte para mim lembro cada cena é magnífico!!!! Valeu apena ver também não só na questão sensivel que é mostrado mas os pré-conceitos que (eu-nós) do ocidente temos com esses povos do Oriente Médio que muitas vez só repetimos que a midia massiva e segmentada nós manda. Muito bom o texto!! Abração!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse filme também me comoveu muito. Tenho ele até hoje porque foi um marco na minha vida. Totalmente magnífico. Abordagem, estética e o modo como os diretores transportou para a tela uma temática tão delicada quanto essa eterna guerra instaurada no Oriente Médio. Abração Ti e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir