terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Era lixo, virou arte!

Essa matéria foi produzida por mim para a Revista eletrônica Webmagazine Pioneer. Umas das pautas que mais gostei de fazer . Aprendi um pouco mais sobre cidadania, reciclagem e a relação que deveríamos ter com o meio ambiente. ;)



Se existe alguma coisa que o mundo inteiro está de acordo é que jogar lixo nas vias públicas, seja pela janela do carro, do ônibus ou em qualquer outra situação tornou-se um péssimo hábito que além de tirar a beleza das cidades pode causar sérios transtornos como entupimento de bueiros que provocam enchentes desastrosas nas épocas de chuva e que trás grandes prejuízos para os cidadãos e para os cofres públicos, ou seja, para o seu próprio bolso.
Muitos dizem que esse mau hábito é questão de educação. “Jogar lixo no chão é uma atitude péssima, de pessoas mal educadas” diz a aposentada Maria Estevão que não pensa duas vezes em repreender quando vê alguém cometendo tal ato. Mas e você, joga lixo onde não deveria? Aquele papel de bala, aquela latinha de refrigerante, onde vai parar? Bem, se você jogar no lugar certo tenha certeza que muito provavelmente pode ganhar outras utilidades nas mãos de artistas plásticos e artesãos que abraçam verdadeiramente e na prática a idéia do “ecologicamente correto”.

Nas mãos deles latas de alumínio são transformadas em bolsas, colares, pulseiras. Garrafas de refrigerante, as famosas PET , são transformadas em brinquedos, objetos decorativos e até em mobília e muitos não deixam a desejar se comparado aos produtos industrializados, tanto em beleza quanto em eficiência. E é com garrafas PET , que muitos de nós considera lixo, que a artesã Carla Cordeiro teve a idéia de montar uma imensa decoração de Natal. Carla virou um artista PET após ganhar o desafio de decorar a cidade de Itanhandu em Minas Gerais no ano de 2005 e de lá para cá só tem aumentado sua produção criativa e a admiração dos que vêem na reciclagem uma forma de preservar e respeitar a Mãe Natureza.

Os enfeites produzidos pela artista são extremamente criativos e inovadores. Grandes quantidades de garrafas que viram árvores de natal, bonecos de neve e guirlandas, que se não fossem parar em mãos certas, se fossem jogadas na rua, em rios como muitos fazem, esses objetos estariam poluindo e causando transtornos presentes que dirá os futuros. Carla não está sozinha, inúmeras pessoas acompanham trabalhos realizados com material reciclado no site Arte Reciclada de Ricardo Ricchini. Lá as pessoas encontram dicas e até mesmo passo a passo como fazer em casa produtos a partir de objetos que seriam descartados e inutilizados. Para ele, “o incentivo a transformação de resíduos descartados em decoração ou utensílios, principalmente em cidades de pequeno porte, tem uma função ambiental importantíssima, pois tem um forte poder de conscientização para a problemática do lixo, além de gerar renda”.
Então o que você está esperando. Separe aí na sua casa os objetos recicláveis e ponha sua criatividade em prática. Basta querer. Se cada um de nós tiver a consciência de nos preocuparmos com o meio ambiente não jogando lixo nas ruas e reaproveitando com criatividade o material reciclado podemos sim fazer a diferença.

13 comentários:

  1. muito massa isso! tenho um amigo que faz poltronas com garrafas pet que ele acha por ai.. fica mto bacana!

    ResponderExcluir
  2. Por indicação deste daí de cima, cá estou eu, muito feliz por sinal, de ler sobre assuntos que me interessam. Nesta nova onda de meio ambiente só não vai quem já morreu!
    Estou encantada pela temática consumo consciente e de como as pessoas estão encontrando meios para lidar com a crise ambiental que causamos.
    A reciclagem é uma dela. risos, na minha pira tenho até estufas de plantas com as garrafas e passo minhas caminhadas recolhendo lixos das ruas!
    Um trabalho que muito me encantou foi a produção de roupas com garrafas de plastico e com os anéis de latinhas de refrigerante, cerveja. Estamos aprendendo a lidar com os nossos resíduos!
    Bom, beijos e até a próxima!

    ResponderExcluir
  3. Então Nicholas! Que bom que existem pessoas com essa consciência e criatividade! Eu realmente aprendi muito fazendo essa matéria. Pena que o espaço é limitado. Sempre que tiver uma história curiosa, criativa me dá um toque que sugiro como pauta =)

    ResponderExcluir
  4. Oi Taty e Ana! rs
    Obrigado pela visita! Fique a vontade para retornar ao blog e opinar!
    Realmente, é muito bom saber que muitos de nós estamos aprendendo a lidar com o nosso "lixo" . Sendo sincero,antes de realizar esta pauta não fazia muita coisa que viesse , digamos, fazer alguma diferença. Depois disso tudo mudou! Como a maioria das pessoas, eu não suporto lixo no chão e quando vejo alguém jogando algo na rua, chego sutilmente , pego o lixo e coloco no devido lugar e as vezes até pergunto se a pessoa deixou cair!rs.
    Enfim, estamos fazendo a nossa parte.
    Bjs e até a próxima.

    ResponderExcluir
  5. Ahh maravilhoso tema... em uma época onde a crise mundial tem prevalecido os temas de jornais, bem como o consumo irracional e exagerado !
    Adooorei, se todos pensassem assim, com certeza haveria menos disperdício e mais consciência...
    Curti de mais seu blog, isso pq é só a primeira, tenho certeza que as próximas serão melhores ainda !
    Admiro seu trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Oi Géh!!!!!
    Uma honra ter você por aqui linda!
    Realmente é um tema que me encanta e com certeza voltarei com ele em outros posts!
    Passe se que quiser e fique a vontade!
    Você já é de casa!
    Bjs
    ;)

    ResponderExcluir
  7. olá,dorei seus trabalhos!! se todos se consientezassem do grande problema que é nosso lixo...eu tbm gosto de fazer alguns trabalhos com reciclagem,no orkut se quizer ver ? RECICLAR@ARTE.COM.BR você está de parabéns! tudo de bom para você.Fica com deus.bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá! Obrigado pela sua visita!
    Claro que quero conhecer o seu trabalho! Estou indo passar no orkut para ver seus trabalhos ;)
    um grande beijo.
    Volte sempre que quiser.

    ResponderExcluir
  9. Pois é muito bom cuidarmos mesmo do nosso "lixo" pois só assim iremos ter um mundo mais saudável e só com atitudes como esta que iremos deixar um mundo melhor para nossas futuras gerações. :D

    ResponderExcluir
  10. Lindos teus trabalhos Jayson!
    PARABÉNS!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. os teus trabalhos nem sei como fizeste??????????????!!!!!!!!!!!!!!

    PARABENS!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. oi Jayson gostaria de aprender passo a passo como fazer os bonecos de neve pro natal vc consegue pra mim?meu e-mail:lucia_guimaraes10@hotmail.com.Desde já obrigado e párabens pelo seu trabalho bjs

    ResponderExcluir