domingo, 20 de fevereiro de 2011

Desamores



Confesso que ao pegar “Desamores” para ler pensei que fosse gostar do livro de primeira mas não foi bem assim. Comecei a ler e ficar um tanto confuso com a quantidade de personagens e com a falta de preocupação do autor com o bem estar do leitor. 

Desde as primeiras linhas você já nota que o tom da narrativa é um tom de conversa de mesa de bar. Aquela que acontece comigo, com você, com nossos amigos. Aqueles desabafos que só uma boa reunião com pessoas extremamente próximas a você pode trazer. Para mim foi um tapa na cara.  Parei de ler na terceira página e relutei durante dias para retomar a leitura. Me sentia exposto. Constrangido. Desconfortável. 

No final, me rendi e terminei o livro em poucos dias. Deixei de lado o medo , o constrangimento e o pensamento de "pode acontecer  comigo" e entrei de corpo e alma na vida daqueles personagens. 

Em suma, Eduardo Baszczyn têm o dom de envolver você na história  de tal forma que você nem vê as horas passarem. Desamores é um desses  livros que te fazem lutar  contra o sono até tarde da noite para conseguir terminar de ler de uma vez só. 


Sinopse

Da excitação ao marasmo; da paixão à decepção; do encantamento ao desamor. As várias fases de um relacionamento estão no romance de Eduardo Baszczyn. Finalista do Prêmio Sesc de Literatura, o livro explora todas as dimensões de um amor, através da história de um casal de trinta e poucos anos. Recém-separado, Caio espera por Ana, no restaurante de um hotel, no topo de um prédio. O cenário é a cidade de São Paulo. O encontro, a última tentativa. E é durante as poucas horas de espera que se conhece as histórias dos dois e dos personagens que os rodeiam. Que se descobre o porquê de tudo ter chegado até aquele ponto. É durante a espera que as histórias se intercalam. Que os tempos se entrelaçam para decifrar as complexidades e dificuldades dos amores contemporâneos. "A delicadeza e o despojamento do estilo resultam em retratos de guache, esmaecidos e transparentes sobre a expectativa e a frustração de casais.", destaca o escritor Fabrício Carpinejar, na orelha do livro. Com diálogos ágeis, diversas referências musicais e cinematográficas, estilo enxuto e direto, 'Desamores' é um daqueles romances com trilha sonora, que se lê como um filme.



Um comentário: