domingo, 31 de julho de 2011

Travessia de Verão

       




            Quem me conhece bem sabe que eu sou muito fã do genial escritor Truman Capote. Meu primeiro contato com sua obra foi com o aclamado "A Sangue Frio". Desde então tenho pesquisado sua vida e obra e me apaixonado por cada texto, cada conto, cada livro descoberto entre estantes de sebos e livrarias. Em uma dessas procuras achei o livro "Travessia de Verão" , que até então só tinha conhecimento da edição americana.Quando me deparei com uma versão em português não hesitei, e comprei na hora. Estava ansioso para ler mais uma história publicada pelo mestre Capote. 

    Ao iniciar a leitura percebi que o estilo continuava o mesmo só que mais cru, não tão elaborado quanto a narrativa cativante de "A Sangue Frio", mesmo assim a história me instigou e devorei o livro em poucos dias. O que me impressionou, além da história em si foi a maneira como esse livro foi publicado. "Travessia de Verão" foi lançado muitos anos depois da morte do autor e foi escrito a mão em alguns cadernos que,  por pouco,  não foram parar no lixo.

       O manuscrito foi encontrado por uma família que havia herdado uma série de objetos pessoais do pai. Você deve estar se perguntando: Como esses manuscritos foram parar na mão desse senhor? Pois bem, este senhor se mudou para o apartamento que havia sido de Capote. Na época, o autor, antes de se mudar para uma nova casa, deixou muitos objetos para trás. Esse estimado senhor guardou-os durante décadas até sua família encontrar e repassar para os detentores dos direitos autorais de Capote. 

    Para a alegria dos admiradores do autor, "Travessia de Verão"  foi lançado em 2006 e surpreendeu a todos. O livro conta uma história de amor simples, mas intensa, que nos leva à um turbilhão de sentimentos, reflexões e sensações. 

    O livro conta a história de uma jovem de família rica, que prestes a a completar 18 anos, resolve passar o verão em casa, na grande cidade de Nova York enquanto seus pais viajam pela Europa. Com seus pais fora, Grady aproveita a total liberdade para viver o caso de amor secreto que vinha tendo com um rapaz judeu que trabalha em um estacionamento do Brooklyn. O romance aos poucos se torna mais sério, e a jovem Grady acaba tomando uma série de decisões que afetam para sempre sua vida e a vida de todos à sua volta. 

        Recomendo a leitura principalmente para quem já conhece a obra do autor, mas alerto, se você quer conhecer a literatura fantástica de Capote, comece por "A Sangue Frio" , pois o final de "Travessia de Verão" pode decepcionar os iniciantes no "mundo capotiano.
      


Serviço


Título: Travessia de Verão
Autor: Truman Capote
  • Editora: Alfaguara
  • Autor: TRUMAN CAPOTE
  • ISBN: 857302805X
  • Ano: 2006
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 144

     

2 comentários:

  1. Sempre bom ler as dicas de leitura dos amigos...abraços man!

    ResponderExcluir
  2. Grande Flávio! Muito obrigado pelo comentário. Uma honra ter você por aqui. Grande abraço!

    ResponderExcluir