Essa matéria foi produzida por mim para a Revista eletrônica
Webmagazine Pioneer. Umas das pautas que mais gostei de fazer . Aprendi um pouco mais sobre cidadania, reciclagem e a relação que deveríamos ter com o meio ambiente. ;)

Se existe alguma coisa que o mundo inteiro está de acordo é que jogar lixo nas vias públicas, seja pela janela do carro, do ônibus ou em qualquer outra situação tornou-se um péssimo hábito que além de tirar a beleza das cidades pode causar sérios transtornos como entupimento de bueiros que provocam enchentes desastrosas nas épocas de chuva e que trás grandes prejuízos para os cidadãos e para os cofres públicos, ou seja, para o seu próprio bolso.
Muitos dizem que esse mau hábito é questão de educação. “Jogar lixo no chão é uma atitude péssima, de pessoas mal educadas” diz a aposentada Maria Estevão que não pensa duas vezes em repreender quando vê alguém cometendo tal ato. Mas e você, joga lixo onde não deveria? Aquele papel de bala, aquela latinha de refrigerante, onde vai parar? Bem, se você jogar no lugar certo tenha certeza que muito provavelmente pode ganhar outras utilidades nas mãos de artistas plásticos e artesãos que abraçam verdadeiramente e na prática a idéia do “ecologicamente correto”.

Nas mãos deles latas de alumínio são transformadas em bolsas, colares, pulseiras. Garrafas de refrigerante, as famosas PET , são transformadas em brinquedos, objetos decorativos e até em mobília e muitos não deixam a desejar se comparado aos produtos industrializados, tanto em beleza quanto em eficiência. E é com garrafas PET , que muitos de nós considera lixo, que a artesã Carla Cordeiro teve a idéia de montar uma imensa decoração de Natal. Carla virou um artista PET após ganhar o desafio de decorar a cidade de Itanhandu em Minas Gerais no ano de 2005 e de lá para cá só tem aumentado sua produção criativa e a admiração dos que vêem na reciclagem uma forma de preservar e respeitar a Mãe Natureza.

Os enfeites produzidos pela artista são extremamente criativos e inovadores. Grandes quantidades de garrafas que viram árvores de natal, bonecos de neve e guirlandas, que se não fossem parar em mãos certas, se fossem jogadas na rua, em rios como muitos fazem, esses objetos estariam poluindo e causando transtornos presentes que dirá os futuros. Carla não está sozinha, inúmeras pessoas acompanham trabalhos realizados com material reciclado no site Arte Reciclada de Ricardo Ricchini. Lá as pessoas encontram dicas e até mesmo passo a passo como fazer em casa produtos a partir de objetos que seriam descartados e inutilizados. Para ele, “o incentivo a transformação de resíduos descartados em decoração ou utensílios, principalmente em cidades de pequeno porte, tem uma função ambiental importantíssima, pois tem um forte poder de conscientização para a problemática do lixo, além de gerar renda”.
Então o que você está esperando. Separe aí na sua casa os objetos recicláveis e ponha sua criatividade em prática. Basta querer. Se cada um de nós tiver a consciência de nos preocuparmos com o meio ambiente não jogando lixo nas ruas e reaproveitando com criatividade o material reciclado podemos sim fazer a diferença.